Sete alimentos que ajudam a ganhar músculos


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Para ganhar músculos é preciso seguir um programa dehipertrofia, exercitar-se com regularidade e não fazer corpo mole no treino.Mas bater ponto na academia não é suficiente. É necessário também comer osalimentos certos: proteína, conhecida dos adeptos do suplemento whey protein, ecarboidrato. 


Durante a prática do exercício, o músculo sofre microlesõesque, quando regeneradas, promovem o aumento muscular. Isso só é possível pelaingestão de proteína, que pode ser encontrada em carnes, ovos e leite, porexemplo. 


Os alimentos proteicos ideais são aqueles com alto valorbiológico, isto é, que possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidadescertas para a construção muscular. Um desses aminoácidos em particular, aleucina, como comprovou uma recente pesquisa, estimula diretamente asíntese de proteínas por ativar uma enzima responsável pelo crescimento domúsculo.


Carboidratos — O carboidrato é tão importantequanto a proteína para ganhar músculo. Ele dá força durante o treino e,depois da malhação, restabelece os estoques de energia que foram gastos. Nafalta do nutriente antes e após a atividade física, o organismo não se recuperaadequadamente e não ganha massa muscular.


Os carboidratos mais recomendados para potencializar ocrescimento de massa magra são os de baixo índice glicêmico (IG), ummarcador que sinaliza a capacidade de um alimento de elevar o nível de açúcarno sangue. A digestão desses alimentos é mais lenta e oferece saciedade pormais tempo. Cereais integrais e batata doce são exemplos de comidas com baixoIG.

“Para alcançar os melhores resultados [no ganho de massa magra], é fundamentalconsultar-se com um nutricionista e ter um plano alimentar específico para asua rotina”, diz o biomédico Rodrigo Minoru Manda, professor do Centro deMetabolismo em Exercício Físico e Nutrição da Universidade Estadual Paulista(Unesp).


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