Prazo para extintor veicular ABC será prorrogado pela 3ª vez


PUBLICIDADE

O Ministério das Cidades anunciou que o prazo para aobrigatoriedade do extintor veicular do tipo ABC será prorrogado pela 3ª vez,por mais 90 dias. A data prevista de início para a validade da lei era 1º dejulho, mas o ministério enviou pedido de adiamento ao Departamento Nacional deTrânsito (Denatran) e nova resolução será publicada para a extensão do prazo. Apartir dessa publicação, a nova data para a exigência será definida.


A multa pela falta do extintor começaria em 1º de janeirodeste ano, mas, no dia 7 daquele mês, o governo anunciou o primeiro adiamentoda exigência, para 1º de abril. Em março, nova resolução adiou alegislação para 1º de julho. 

Em fevereiro, o G1 fez um levantamento em lojas de 5 estados, embusca do extintor ABC, e constatou que a maioria dos estabelecimentosconsultados ainda não contava com o equipamento.

Quando entrar em vigor, a resolução irá punir com multa deR$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação, os motoristas quetrafegarem com extintor que não seja do tipo ABC.

Qual a diferença, e quem deve trocar?
O extintor do tipo ABC é mais completo do que o BC, utilizado por algunsveículos. O novo modelo também é eficaz no combate a incêndios em materiaiscomo madeira e tecidos, comuns no interior dos carros. O extintor ABC temvalidade de 5 anos.

Uma resolução do Contran de 2004 estabeleceu que, a partir de 2009, todos osveículos deveriam sair de fábrica com o extintor do tipo ABC. Porém, a medidafoi derrubada, e voltou a valer em 2009. Com isso, mesmo modelos produzidosentre 2004 e 2009 podem conter o equipamento do tipo BC.

Vale lembrar que o adiamento não desobriga o uso de um extintor automotivo, comprazo de validade em vigência. O não uso, ou uso de um item vencido também épassível de multa.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE