Para o São Paulo, líder do Brasileirão, eliminação da Sul-Americana é o famoso 'tá ruim, mas tá bom'

Vitória e queda nos pênaltis contra o Colón deixa o Tricolor focado na competição nacional, que lidera


PUBLICIDADE

São-paulino, eu tenho uma notícia boa e outra ruim para você... Vou começar pela segunda porque coisa ruim a gente fala logo: o São Paulo foi eliminado da Copa Sul-Americana ao perder nos pênaltis para o Colón, na noite de quinta-feira, em Santa Fe, após devolver o 1 a 0 que tinha tomado no Morumbi.

 

Ao não passar para as oitavas de final, o São Paulo deixou para trás mais uma chance de título, algo que o clube busca desde 2012, quando conquistou justamente esta competição continental. Em 12 de dezembro completam-se seis anos de fila. Ou não...

 

Eis a boa notícia! Até o dia 2 de dezembro, o São Paulo terá apenas 20 jogos pela frente, todos pelo Brasileirão – e as chances de título são palpáveis. O técnico Diego Aguirre disse que não gosta de falar de coisas positivas após uma eliminação, mas confessou que, "por dentro", pode até estar pensando nelas. Quais seriam?

 

Faltando uma rodada para o fim do primeiro turno da competição nacional, o São Paulo é o líder com um ponto de vantagem para o Flamengo, segundo colocado. Para o primeiro time fora do G-4, grupo que leva direto para a fase de grupos da Libertadores-2019, são oito pontos de vantagem. Para o primeiro fora do G-6, posição final para ir ao torneio, são 12.

 

Mais importante: dos atuais dez primeiros colocados do Brasileirão – veja aqui a tabela –, o São Paulo é um dos três times, ao lado de Internacional e Atlético-MG, que têm somente um objetivo até o fim do ano.

 

No calendário ainda mais apertado por causa da Copa do Mundo, isso pode fazer a diferença. Das 20 rodadas restantes, serão apenas quatro em meio de semana.

 

E ter mais tempo livre para treinar e descansar pode fazer a diferença para o time de Aguirre. Veja por quê:

 

Elenco enxuto

Contra o Colón, o técnico escalou um time misto e, já no intervalo, tirou Araruna e Lucas Fernandes, que não estavam rendendo na lateral direita e na ponta - respectivamente. O titular Everton, destaque tricolor no Brasileirão, deu bem mais profundidade ofensiva à equipe em relação ao segundo, que insistia em carregar a bola para o meio. E a lateral preocupa tanto, ainda mais depois da saída de Militão, que o clube tentou contratar o paraguaio Jorge Moreira no começo desta semana.

 

Só Diego Souza salva

O centroavante titular, que nem viajou para a Argentina, é o artilheiro da equipe, ao lado de Nenê, com 11 gols, e não tem substituto à altura. Gonzalo Carneiro, que começou jogando na quinta, está recuperando ritmo de jogo após a Copa do Mundo – ficou mais de seis meses sem jogar por causa de uma pubalgia. E Tréllez, apesar dos gols importantes contra Vasco e Sport, não parece tão confiável.

 

Nenê no limite

Com 37 anos, é o titular mais velho. Desde a volta do Brasileirão depois do Mundial da Rússia, ele está pendurado. Além de começar jogando sempre, não toma o cartão da suspensão. E, contra o Sport, voltou a ser protagonista. Quanto mais descansado ele estiver, melhor será para o São Paulo. Everton Felipe, contratado recentemente para ser o substitulo do camisa 10, chegou há apenas uma semana. Sobre cansaço, Rojas também rendeu menos na eliminação do que vinha mostrando.

 

Como esperado, na Argentina, os jogadores demostraram abatimento ao falar da eliminação. Quem sabe nas próximas semanas, enquanto estiverem treinando no CT, eles se sintam mais confortáveis do que viajando para a longínqua Barranquilla, na Colômbia, onde disputariam as oitavas da Sul-Americana se tivessem passado pelo Colón.

 

Tudo na vida tem um lado negativo e outro positivo...

 

 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE