Semana Santa: Bispo da Diocese de Naviraí decreta confissão comunitária e absolvição geral

Medida foi instituída devido à impossibilidade das confissões presenciais em razão da pandemia de Covid-19


PUBLICIDADE

NOVA NEWS

Em atenção a um dos cinco mandamentos da Igreja Católica Apostólica Romana, que ordena aos fiéis a confissão dos pecados pelo menos uma vez por ano, preferencialmente em preparação à celebração da Páscoa da Ressurreição de Cristo, o bispo da Diocese de Naviraí, Dom Ettore Dotti, instituiu decreto sobre a confissão geral e absolvição geral.

 

A medida vem de encontro à realidade do momento, tendo em vista a chegada da Semana Santa e a impossibilidade das confissões presenciais devido aos cuidados para que seja minimizado o risco de contágio pelo novo coronavírus, causador da doença Covid-19, evitando-se o contato e a aglomeração de pessoas.

 
 
O bispo explica que, conforme as prescrições emanadas pela Penitenciaria Apostólica no dia 19 de março de 2020 e com respaldo no Código de Direito 1483, em casos de grave necessidade, pode-se recorrer à celebração comunitária da reconciliação, com confissão geral e absolvição geral.

 

Segundo o religioso, neste caso, para a validade da absolvição, os fiéis devem ter o propósito de confessar individualmente os seus pecados graves em tempo oportuno, logo que as condições permitirem.

 

O decreto tem validade em todo o território que compreende a circunscrição eclesiástica da Diocese de Naviraí, formado por 22 paróquias espalhadas pelos municípios de de Naviraí, Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Bataguassu, Taquarussu, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Juti, Mundo Novo, Japorã, Paranhos, Sete Quedas e Tacurú.

 

Suspensão das celebrações com os fiéis 

Desde o dia 18 de março, decreto emitido por Dom Ettore Dotti determinou a suspensão, em todo o território da Diocese de Naviraí, de todas as atividades que contem com a presença de fiéis, como celebrações de missas, reuniões de movimentos e pastorais, encontros de catequese, retiros e formações.

 

Conforme apurado pelo Nova News, as missas estão sendo celebradas de forma particular pelos sacerdotes, sendo que, os fiéis podem acompanhá-las através dos meios de comunicação disponíveis em cada paróquia, como TV, rádio e internet.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE